terça-feira, 16 de outubro de 2007

Jean-Baptiste Lamarck

Jean-Baptiste Lamarck foi um biólogo francês que teve um importante papel nos estudos da evolução, nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin e faleceu no ano de 1829, em Paris, foi ele quem introduziu o termo Biologia para o estudo do mundo natural.

As teorias de Lamarck surgiram em um contexto que não aceitava teorias que eram relacionadas à adaptação e afins, ou seja, transformistas.

A sua teoria (Teoria das Características Adquiridas) era composta por duas idéias básicas:

- Uso e Desuso -

Dizia que nos animais os órgãos que tinham função descartável começavam a atrofiar e de certa forma desaparecer, porém, os órgãos de grande uso tornavam-se cada vez mais eficientes promovendo uma evolução no modo de viver do animal.

Lamarck costumava usar como exemplo os pescoços das girafas, que com o passar do tempo aumentaram para facilitar a busca de alimentos nas grandes alturas.

- Características Desenvolvidas –

Essa parte da teoria trazia o fato do ambiente estar sempre em mudança, obrigando os seres vivos a mudar também, ou seja, desenvolver características que facilitem sua vida em certo ambiente. Essa parte da teoria falava que tais mudanças tornavam-se de certa forma eternas, a reprodução fazia com que essas mudanças fossem preservadas, no entanto, isso só aconteceria se a mudança fizesse parte dos dois indivíduos ou pelo menos do(a) reprodutor(a)

As teorias de Lamarck foram de grande inspiração e influência para Darwin.

As pesquisas sobre genética e hereditariedade, desenvolvidas na segunda metade do século XX, invalidaram a Teoria das Características Adquiridas desenvolvida por Lamarck.

Nenhum comentário: